Avançar para o conteúdo

Azemeis Film Festival

Edição 2020

Filmes
PREMIADOS
2020

Os filmes premiados nas últimas edições do Festival de Cinema de Avanca e do DocLisboa venceram a edição de estreia do Azeméis Film Festival, cuja competição envolveu apenas obras já distinguidas noutros certames.

Prémio do Festival | 'Eternal Winter'

Eternal Winter

O filme “Eternal Winter” do realizador húngaro Attila Szász é uma adaptação cinematográfica de uma obra literária de János Havasi. Baseado em factos reais, este é o primeiro filme produzido sobre as 700.000 vítimas húngaras dos campos de trabalho soviéticos, em plena II Guerra Mundial. O filme, para além dos prémios no Festival AVANCA, foi igualmente distinguido em Kiev, Lucca, Montréal, Nashville, Ojai, Sedona, St. Louis, Tiburon, nos Imago e no Prix Europa. Marina Gera, protagonista do filme, foi ainda distinguida com o International Emmy Award 2019 para melhor atriz.

Prémio Especial | 'Santikhiri Sonata'

Santikhiri Sonata

“Santikhiri Sonata” do realizador tailandês Thunska Pansittivorakul foi o vencedor do “Doclisboa 2019” e foi recentemente exibido no Festival de Bergen. Esta é uma obra sobre as memórias da governação do general Prem a partir dos anos 1980 na região do "Colina da Paz". Segundo o realizador “A ilusão e o orgulho inabalável no facto de o país nunca ter sido colonizado moldaram com sucesso o nosso nacionalismo cego”.

AZEMEIS
Film
Festival 2020

WORKSHOP

CINEMA

“Ficcionar a Praça da Cidade com histórias Imagem a Imagem”

Um workshop de cinema criativo usando a tecnologia do cinema imagem-a-imagem “pixiliação”.
A Praça da Cidade foi o décor das filmagens onde os participantes foram ao mesmo tempo os cineastas e os atores.

obras a concurso Edição 2020

“O Festival dos festivais” é uma organização inédita do Município de Oliveira de Azeméis que pela primeira vez reuniu os filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses, numa competição de longas metragens entre a ficção e o documentário.

“Tommaso”

de Abel Ferrara.

“Eternal Winter” (Örök tél)

de Attila Szász.

“De los nombres de las cabras”

de Silvia Navarro, Miguel G. Morales.

“Santikhiri Sonata”

de Thunska Pansittivorakul.

“Por detrás da moeda”

de Luís Moya.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, afirmou: “Esta edição foi o pontapé de saída para a afirmação do cinema no concelho e na região. A qualidade do festival garantiu a aposta nesta área abrindo portas para a continuidade do projeto”.